Da cultura ao espetáculo, as novas lógicas do futebol brasileiro / Culture of the spectacle, the new logic of Brazilian football / La cultura del espectáculo, la nueva lógica del fútbol brasileño

13b5e0deaf19b06816d21e67ad4e211c_L

Twelve large stadiums are under construction in Brazil to host the Fifa World Cup 2014, at a total cost of around 20 billion euros, with 97% of funding is from public sources. In this article, Christopher Gaffney shows that new stadiums are the culmination of a project lasting several decades, whose goal is to change the socioeconomic profile of Brazilian soccer. In Brazil with few basic sports equipment for public use, the 2014 World Cup project aims to support the process of marketing the sport and its culture from the point of view of show business.

——

Doce grandes estadios en construcción en Brasil de acoger la Copa del Mundo de 2014, con un costo total de alrededor de 20 millones de euros, con un 97% de la financiación proviene de fuentes públicas. En este artículo, Christopher Gaffney muestra que los nuevos estadios son la culminación de un proyecto que duró varias décadas, cuyo objetivo es cambiar el perfil socioeconómico del fútbol brasileño. En Brasil, con pocos equipos deportivos de base para el uso público, el proyecto de la Copa del Mundo de 2014 tiene como objetivo apoyar el proceso de comercialización del deporte y su cultura desde el punto de vista del mundo del espectáculo.

——

Publicado no site do Observatório das Metrópoles

Doze estádios de grande porte estão em construção no Brasil para sediar a Copa Fifa 2014, a um custo total de cerca de 20 bilhões de euros, sendo que 97% do financiamento são de origem pública. Neste artigo, Christopher Gaffney mostra que os novos estádios representam o culminar de um projeto com duração de várias décadas, cujo objetivo é mudar o perfil socioeconômico do futebol brasileiro. No Brasil com poucos equipamentos desportivos de base para uso público, o projeto Copa 2014 visa apoiar os processos de comercialização do esporte e sua cultura do ponto de vista do show business.

Christopher Gaffney é professor-convidado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles, no âmbito do Projeto “Metropolização e Megaeventos”. Financiado pela FINEP, o projeto de pesquisa tem como propósito a elaboração e aplicação de instrumentos de monitoramento dos impactos relacionados aos megaeventos esportivos na estrutura urbano-metropolitana das cidades-sedes.

O artigo “From culture to spectacle, the new logics of Brazilian football” foi publicado por Gaffney na edição número 64 da Revista Território, do Departamento de Arquitetura e Estudos Urbanos do Politécnico de Milão/Itália. O trabalho analisa o tipo de legado que está sendo construído no Brasil com os megaeventos esportivos; e defende um outro ambiente cultural para o esporte, baseado na sua natureza e na sua evolução histórica.

Acesse o site da Revista Território e leia o artigo “From culture to spectacle, the new logics of Brazilian football”.

Acesse também o site do professor Christopher Gaffney – Hunting White Elephants.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s