Venda de ingressos para a Copa: um guia completo / Sale of tickets for the World Cup: a complete guide / Venta de entradas para la Copa Mundial: una guía completa

19/08/2013 – 21:04
Comercialização tem início na manhã desta terça-feira (20.08). Não é necessário ter pressa: solicitações podem ser feitas até 10 de outubro e depois haverá sorteio. Tíquetes poderão ser enviados para a casa do comprador
——
No need to rush during the first phase of ticket sales. Orders may be placed until 10 October and if there are more requests than tickets, a draw will be held. In the first stage, approximately one million tickets will be available.
——
No es necesario tener prisa en esta primera fase. Los pedidos pueden realizarse hasta el 10m de octubre y pasarán por sorteo en caso de exceso de demanda. Estarán disponibles, en esta primera fase, cerca de un millón de entradas
——

Tem início, a partir das 7h desta terça-feira (20.08), no horário de Brasília, a venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Nesta primeira fase, a oferta será de um milhão de tíquetes. Os interessados não precisam se apressar para tentar comprar as entradas para os jogos do Mundial: as solicitações realizadas até 10 de outubro farão parte de um sorteio, em que todas têm chances iguais de serem contempladas.

O único canal legal para a venda dos ingressos é o site FIFA.com. Ali o torcedor deve fazer um cadastro e criar uma conta para a compra dos tíquetes. Uma vez feito o registro, é hora de escolher os bilhetes desejados.

Existe um limite de quatro ingressos por jogo para um universo de até sete partidas. Ou seja, o solicitante pode adquirir entradas para ele e para até três convidados em cada disputa e, dos 64 jogos, ele deve eleger sete. E não podem ser jogos do mesmo dia. Na solicitação, também é necessário indicar dados como nome, CPF, RG e data de nascimento não só do comprador, mas também dos convidados.

Leia também:

» Ingressos custam a partir de R$ 30

» Torcedor pode optar por receber os tíquetes em casa

» Pelo menos 500 mil ingressos estão reservados a residentes no Brasil

» Torcedores podem ver o mapa do estádio dividido por categorias na hora da compra

» Cidades terão mais Centros de Ingressos e em locais mais acessíveis

» Confira o Guia do Torcedor da FIFA para compra de ingressos (link para arquivo PDF no site da FIFA)

Mapa e categorias

No momento da solicitação, o torcedor escolhe a categoria dos ingressos desejados. A categoria 1 é a mais nobre e cara, seguida da 2 e da 3, com preços menores e em locais não tão privilegiados quanto os da categoria 1. Para essas três, os idosos podem solicitar meia entrada. Pessoas com deficiência podem adquirir ingressos nos valores da categoria 3, e é possível solicitar uma entrada para um acompanhante. Mas é importante ressaltar que esse ingresso extra, apesar de gratuito, deve ser pedido, não é automático.

Já a categoria 4 é especial: tem os preços mais em conta e é dedicada apenas a residentes no Brasil. Nela, idosos, estudantes e participantes do programa Bolsa Família pagam meia e têm prioridade no sorteio dos ingressos.  Nesta primeira fase de vendas, pelo menos 300 mil tíquetes serão alocados na categoria 4.

O torcedor não poderá escolher o assento específico no estádio, o que seria impossível neste momento, já que metade das arenas da Copa ainda está em fase de obras. Mas, ao solicitar os ingressos, o interessado poderá ver um mapa com a divisão das categorias em cada estádio e ter uma ideia de onde poderá se sentar ao adquirir tíquetes de cada uma das categorias. No fim da solicitação, o torcedor poderá sinalizar se gostaria de comprar ingressos de outra categoria caso não seja sorteado para a escolhida por ele inicialmente.

“No site FIFA.com, há um mapa para cada estádio, para que o torcedor saiba onde pode se sentar. Vamos apresentar o pior cenário, para que ele saiba, por exemplo, que pode se sentar atrás do gol se comprar determinada categoria”, explicou o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil.

Entrega a domicílio

Uma novidade para o Mundial de 2014 é a possibilidade de receber os ingressos em casa. O solicitante deverá pagar um frete pelo serviço, e o valor será conhecido no momento em que ele receber a confirmação da compra dos ingressos, caso seja sorteado.  Ao solicitar os tíquetes, o torcedor indica se está interessado ou não pela entrega a domicílio.

A opção de entrega a domicílio só será possível para os torcedores que não comprarem ingressos com descontos. Assim, nos casos de idosos (em qualquer categoria de ingressos) e de estudantes e integrantes do programa Bolsa Família na Categoria 4, o solicitante deve ir pessoalmente aos centros de ingressos e levar comprovantes do direito a esses descontos, como a identidade de um idoso ou a carteirinha de estudante.

 Três formas de comprar ingressos

#Clique na imagem para ver o guia da FIFA

Clique na imagem para ver o guia da FIFA

 

Na primeira fase, é possível comprar ingressos de três formas. A primeira opção é escolher até sete jogos diversos. A segunda  é eleger uma seleção e adquirir o pacote de ingressos para o caminho desta equipe. Caso ela não passe da fase de grupos e o solicitante tenha comprado um pacote de tíquetes que inclua os jogos decisivos, por exemplo, ele passa a seguir o vencedor do respectivo grupo. (leia os detalhes no guia de ingressos).

A terceira opção é comprar os jogos para uma sede específica: neste caso, é importante ficar atento porque os pacotes para cada estádio não incluem a partida de abertura, nem jogos de quartas-de-final, semifinais ou final. Esses devem ser adquiridos separadamente, sempre respeitando o limite de sete jogos por pedido.

As solicitações feitas até 10 de outubro passarão por sorteio nos dias subsequentes e os torcedores serão avisados se tiveram os pedidos atendidos até 4 de novembro.  De 5 a 28 de novembro, haverá um período de compra por ordem de encomenda, ainda na primeira fase.

Outras fases

A segunda etapa de vendas começará em 8 de dezembro de 2013 (dois dias após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo). A partir daí, os torcedores já poderão saber onde cada seleção jogará. O período estará aberto para solicitações até 30 de janeiro de 2014. Também haverá sorteio e os compradores saberão se tiveram ou não sucesso nos pedidos até 25 de fevereiro. Ainda na segunda fase, haverá venda por ordem de encomenda, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de abril de 2014.

A terceira fase, chamada de etapa de venda de última hora, terá início em 15 de abril de 2014 e só será finalizada no dia da final do torneio (13 de julho de 2014). Nesse caso, haverá venda online no site FIFA.com e também nos Centros de Ingressos que serão disponibilizados nas 12 sedes da Copa.  A FIFA já informou que está estudando com as cidades os locais mais acessíveis para esses centros, e que haverá mais opções de endereços por sede em comparação à Copa das Confederações. A previsão de abertura dos centros de ingressos é em 15 de abril, para que as pessoas possam buscar os tíquetes o mais cedo possível.

O torneio será realizado entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, com a participação de 32 países. Já estão classificados para a Copa as seguintes seleções: Brasil (por ser o país-sede), Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul. As Eliminatórias de todos os continentes vão terminar até novembro de 2013.

Preços

» Preços de ingressos inviduais (por jogo)

» Preços de carnês de seleção específica

» Preços de carnês de seleção específica (Brasil ou outra seleção que participará da abertura, incluindo o adicional da partida de abertura)

» Preços de carnês de sede específica (não incluem abertura, quartas de final, semifinal e final) 

» Todos os detalhes e respostas a dúvidas sobre venda de ingressos podem ser encontrados no site da FIFA

Link Original: Venda de ingressos para a Copa: um guia completo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s