Análise comparativa das metrópoles brasileiras (1980/2010) / Comparative Analysis of Brazilian metropolises (1980/2010) / Análisis comparativa de las metrópolis brasileñas (1980/2010)

Postado pelo Observatório das Metrópoles

Análise comparativa das metrópoles brasileiras (1980/2010)

Quais as principais transformações urbanas ocorridas entre 1980 e 2010 nas metrópoles brasileiras? O Comitê Gestor do Observatório das Metrópoles se reúne, nesta quinta-feira (30/01) no Rio de Janeiro, para debater os avanços do projeto “Análise comparativa das metrópoles brasileiras”. Vinculado ao Programa INCT, o projeto representa o principal desafio para o Observatório: oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana brasileira, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas nas grandes cidades.

O projeto de “Análise comparativa das metrópoles brasileiras (1980-2010)” representa a última etapa do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) para o Observatório das Metrópoles. “O nosso instituto vem acumulando expertise sobre a temática metropolitana há mais de 15 anos, a partir da consolidação de um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana. Há quatro anos passamos a fazer parte do Programa INCT, integrando o conjunto de 123 centros de excelência em pesquisa do país. Agora estamos diante do nosso maior desafio: incorporar os dados do Censo 2010 relacionados às transformações ocorridas nas principais metrópoles na última década, e oferecer à sociedade brasileira a análise maiscompleta sobre a evolução urbana nos últimas 30 anos”, explica o coordenador nacional do instituto, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

O encontro desta quinta-feira (30/01) vai reunir o Comitê Gestor do Observatório das Metrópoles e mais alguns pesquisadores dos núcleos regionais com o objetivo de analisar a primeira versão dos livros comparativos das 15 principais regiões metropolitanas do país. Participam da reunião os professores Luiz Cesar Ribeiro, Luciana Lago, Sérgio Azevedo e Orlando dos Santos Júnior, e os pesquisadores Marcelo Ribeiro, Ricardo Dantas e Juciano Rodrigues, do Núcleo Rio de Janeiro; Maria do Livramento, Núcleo Natal;  Ana Lúcia Rodrigues, Núcleo Maringá; Olga Firkowski, Núcleo Curitiba e Rosetta Mammarella, Núcleo Porto Alegre.

Leia mais: A metrópole brasileira na transição urbana (1980-2010): mudanças e continuidades

Link Original: Análise comparativa das metrópoles brasileiras (1980/2010)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s