Casa-Átrio

Por Frederico de Holanda

Um dos grandes expoentes da arquitetura e urbanismo do Brasil nos brinda com imagens e o texto de seu projeto Casa-Átrio.

Espero que você gostem tanto quanto eu.

CASA-ÁTRIO

Frederico de Holanda partilha um vídeo que fez sobre sua casa em Sobradinho, Brasília, que projetou em 1998 e onde mora desde 1999. Contém fotos dele (exceto uma, indicada) tomadas ao longo dos últimos quinze anos. Há uma trilha sonora de Erik Satie – Trois Gymnopédies – que interpreta ao piano de sua sala (um Yamaha C2). Inclui outros sons ouvidos na residência: pássaros, o cantar do galo em seu quintal ao amanhecer, trovoadas e o ruído da chuva a desabar no átrio, miolo da casa…

Quem se interessar em saber mais, ele divulga também: 1) o Capítulo 7 do livro Arquitetura e urbanidade, que organizou (publicado na primeira edição, de 2003); 2) o pós-escrito ao capítulo, publicado na segunda edição, de 2011. O capítulo pode ser baixado do link

https://www.academia.edu/10646109/Casa-%C3%A1trio_um_exerc%C3%ADcio_em_autoan%C3%A1lise

O pós-escrito, do link

https://www.academia.edu/10646003/Casa-%C3%A1trio_um_exerc%C3%ADcio_em_autoan%C3%A1lise_p%C3%B3s-escrito_e_video_

O pós-escrito (cinco páginas) pode ser lido independentemente do capítulo. Homenageia o querido mestre Evaldo Coutinho, falecido em 2007 (portanto, quatro anos depois da primeira edição do livro). Holanda procura comentar a casa a partir de sua mirada filosófica, utilizando o método estético (o corpo do capítulo 7 é diferente, lida com outros aspectos, e de outra forma). No texto, antes do pós-escrito propriamente dito, há uma pequena introdução, a ele e ao vídeo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s