E-book “Recife: transformações na ordem urbana”

E-book “Recife: transformações na ordem urbana”

O INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do e-book “RECIFE: transformações na ordem urbana (1980-2010)”. O estudo mostra que uma profunda inversão de conjuntura caracteriza o processo de mudança na metrópole do Recife nas últimas décadas. De estagnação e perda relativa de influência regional, nas décadas de 1980 e 1990, a região passa a vivenciar uma intensa dinamização econômica e promessa de reindustrialização, especialmente a partir de meados dos anos 2000. Contudo, permanece a condição de metrópole regional incompleta, periférica e desigual, que a caracteriza desde a sua constituição.

O e-book “RECIFE: transformações na ordem urbana” integra a Coleção “Metrópoles: Território, Coesão e Governança Democrática” e representa para a Rede Nacional Observatório das Metrópoles a última etapa do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O objetivo do projeto é oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana brasileira, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas nas grandes cidades e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional.

A coleção conta com 14 livros (em formato PDF e e-book) que analisam de forma comparativa as principais mudanças urbanas nas principais metrópoles do país, no período 1980-2010.

O Observatório já lançou cinco e-books da coleção e mais o site “Metrópoles: transformações urbanas” que funcionará como uma plataforma com todas as informações, notícias e os arquivos relativos aos livros.

BELO HORIZONTE: transformações na ordem urbana

CURITIBA: transformações na ordem urbana

PORTO ALEGRE: transformações na ordem urbana

SALVADOR: transformações na ordem urbana

VITÓRIA: transformações na ordem urbana

METRÓPOLES: transformações urbanas (SITE)

Resumo

Este livro discute as transformações na ordem urbana da Região Metropolitana do Recife, no período 1980-2010, à luz do debate atual sobre as metrópoles contemporâneas, visando um estudo comparativo das metrópoles brasileiras.

Destaca a profunda inversão de conjuntura por que passa a RM Recife, que, de estagnação e perda relativa de influência regional, nas décadas de 1980 e 1990, passa a vivenciar uma intensa dinamização econômica, especialmente a partir de meados dos anos 2000, com a implantação de grandes empreendimentos industriais e imobiliários em áreas distantes do polo. Processo este que não reverte a condição de metrópole regional incompleta, periférica e desigual, que define a metrópole do Recife desde a sua constituição.

Os 13 capítulos que constituem o livro retratam as principais mudanças e permanências que caracterizam esse processo, a partir de três perspectivas em que o livro se estrutura: o processo de metropolização; a dimensão socioespacial da exclusão/integração no contexto da região; e governança urbana, cidadania e gestão da metrópole do Recife.

Para download do e-book,  acesse os seguintes links:

“RECIFE: transformações na ordem urbana” (E-BOOK)

” RECIFE: transformações na ordem urbana” (PDF)

INSTRUÇÕES para leitura do e-book

Para leitura no computador, utilize:

 Adobe Digital Editions (para o sistema Windonws)

– Programas Calibre e Azardi (para o sistema Linux)

– EPUBReader (para Firefox)

– Plugin Readium (para o Crome)

Para Tablet:

– Programas Aldiko, Ibis Reader e FBReader (para o sistema Android)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s